A Anorexia não é uma Mania

Foi com este mote que a Help Images se tornou vencedora da 1ª edição do prémio Fidelidade Comunidade, com um projeto de realização de um filme de dois minutos sobre a temática da Anorexia Nervosa, para utilização a 3 níveis: em contexto clínico e académico, para efeitos de sensibilização em escolas, e, nos próximos 5 anos, na “Mostra Solidária” realizada pela Help Images.

A Help Images é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover a consciencialização social, cívica e ambiental das populações, através da produção de conteúdos de media dedicados (documentários, campanhas de sensibilização, filmes, etc), promovendo a visibilidade das IPSS e dos seus projetos junto das comunidades, associados e entidades financiadoras. Em simultâneo, promove ações de sensibilização e de formação especializada, maioritariamente na comunidade escolar.

Neste contexto, a Help Images identificou a necessidade de dar a conhecer os comportamentos associados às PAI – Perturbações de Alimentação e Ingestão, com enfoque na Anorexia Nervosa, junto de crianças, jovens e suas famílias, com o intuito de promover a mudança de consciências e comportamentos e fomentar modelos saudáveis e de referência. Por seu lado, a comunidade clínica e académica reiterou a importância do desenvolvimento de ferramentas audiovisuais dirigidas aos jovens e às suas famílias, que possam ser utilizadas em termos de prevenção das PAI ou promoção de bem-estar e satisfação com a imagem corporal, adaptadas às características da cultura portuguesa.

O Prémio Fidelidade Comunidade concretizou este objetivo com o financiamento do filme A ANOREXIA NÃO É UMA MANIA, que teve “estreia mundial” no III CONGRESSO INTERNACIONAL DO NDCA que teve lugar a 9 e 10 de novembro, na Universidade do Minho no painel “Da Investigação à Prática Clínica: disseminação de ciência nas perturbações alimentares.”, que contou com a participação da Dra. Dulce Bouça, médica especialista em doenças do comportamento alimentar e mentora da Help Images neste projeto.

Veja o filme aqui.