ALSS – Associação Lageosense de Solidariedade Social

 

Impacto

Promover a reabilitação e  autonomização da população  idosa

BI

Com mais de 30 anos de experiência, a ALSS desenvolve a sua atividade  na zona de Celorico da Beira, distrito da Guarda, junto de diversos  públicos, como crianças, jovens e idosos. Especificamente no apoio aos  idosos, a ALSS é responsável por uma Estrutura Residencial para Idosos,  um Serviço de Apoio Domiciliário e um Centro de Dia.

Diagnóstico e solução

A ALSS apoia um número significativo de idosos em situação de  dependência e precisa de investir em equipamentos que permitam  melhorar o transporte, o conforto e lhes deem maior autonomia.  Estes equipamentos contribuem ainda para melhorar as condições de  segurança e trabalho dos técnicos da entidade que trabalham enquanto  cuidadores formais e promotores de reabilitação dos utentes,  impedindo-os de fazer esforços físicos que deteriorem a sua saúde.

Com o apoio do Prémio Fidelidade Comunidade, a Associação vai  conseguir comprar camas articuladas, colchões tripartidos antiescaras,  cadeiras de rodas, cadeiras de banho com rodízios e elevadores de  transferência, entre outros, que permitam minimizar as incapacidades  e estimular a reabilitação.

Com estes equipamentos, 80 utentes irão ter mais conforto e condições  para melhoria na reabilitação e autonomização. Por outro lado, prevê-se  a redução de baixas médicas dos colaboradores da Associação por  doenças relacionadas com o excesso de força corporal utilizada.