APEXA – Associoação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve

REDUZIR A DEPENDÊNCIA SOCIAL E DOMICILIAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


VALOR ATRIBUÍDO
14.954,95€

B.I.
A APEXA tem como objetivo contribuir para a inclusão da pessoa excecional nas áreas da educação, formação, saúde, lazer, desporto, trabalho e inclusão social, promovendo assim o direito à igualdade de oportunidades. Assim, as suas respostas atuais vão desde a intervenção precoce, passando pelo apoio terapêutico, combate ao isolamento, desporto adaptado, formação e integração profissional.

O desafio
A dificuldade na execução das atividades da vida diária (AVD) é um dos maiores problemas das pessoas com deficiência. O desenvolvimento das aptidões necessárias para a realização das atividades quotidianas constitui um dos aspetos mais importantes dos programas de educação e de reabilitação de indivíduos com deficiência e visa o desenvolvimento pessoal e social, nos vários afazeres do dia-a-dia, tendo em vista a independência, autonomia e convivência social.

A solução
A APEXA gostava de criar um espaço devidamente equipado com os materiais e utensílios essenciais à satisfação das necessidades básicas da vida diária e ao desenvolvimento das atividades rotineiras, que fazem parte do quotidiano de qualquer cidadão comum. Esta solução contribui para um maior bem-estar social, pessoal e emocional não só dos utentes mas também dos seus familiares, que todos os dias dedicam muito do seu tempo a apoiar e a executar tarefas simples que poderiam ser desempenhadas pela pessoa com deficiência.

Como o Prémio Fidelidade vai contribuir
O apoio financeiro permitirá requalificar dois contentores e equipá-los, com o objetivo de, no espaço de um ano, preparar 30 beneficiários para o desenvolvimento de AVD que lhes permitam ser mais independentes, nomeadamente no que respeita a higiene pessoal, vestuário, alimentação, organização e limpeza do ambiente, entre outras.

Resultados e impactos esperados com o apoio
– Redução da dependência social e domiciliar dos beneficiários.
– Criação de condições físicas adaptadas às necessidades dos utentes.
– Criação de condições de infraestrutura de apoio ao desenvolvimento e atividades formativas e inclusivas.