De portas abertas

open-house-640

A 5ª edição do Lisboa Open House conta com mais de 70 espaços,  propondo um extenso programa de percursos e visitas comentadas. A seleção dos espaços baseia-se, não só, na importância cultural e arquitetónica, mas também na diversidade de tipologias e épocas. Os percursos exteriores e visitas de Bairro também fazem parte do roteiro e oferecem uma perspetiva integrada do crescimento e desenho urbano de Lisboa em diferentes fases da sua história.
 
Do Parque das Nações a Algés, da beira Tejo às Avenidas Novas, da Mouraria a Benfica, as opções são cada vez mais alargadas: basta escolher!

Lisboa Open House
 
O Open House Worldwide conta um crescente número de cidades por todo o Mundo sempre com a mesma premissa:  abrir portas durante um fim-de-semana que se repete anualmente. Acolhida por Londres, Nova Iorque ou Buenos Aires, esta iniciativa foi criada em 1992 por Victoria Thornton com o objetivo de dar a conhecer a um público alargado espaços de valor arquitetónico e cultural de referência.

Em 2012, a Trienal de Arquitetura de Lisboa implementou o conceito na capital organizando visitas gratuitas, algumas comentadas pelos autores ou por especialistas convidados, com o objetivo de aproximar os cidadãos à arquitetura da cidade.

Uma oportunidade única de visita e descoberta de espaços que revelam o papel decisivo da arquitetura na vida dos cidadãos e exemplificam o valor do património edificado.