Programa

Fidelidade Comunidade é o Programa de Responsabilidade Social da Fidelidade e suas empresas . Trata-se de uma plataforma para as questões do Desenvolvimento Sustentável e da Responsabilidade Social das Empresas, da qual fazem parte as empresas Fidelidade, Multicare, OK!teleseguros, Fidelidade Property, Fidelidade Assistance, Safemode , GEP, Fidelidade Property e Fidelidade Car Service.

Criado em 2007

Foi em 2007 que as empresas do Grupo Fidelidade abraçaram um projeto de responsabilidade social ambicioso e inovador. A Comissão Executiva decidiu confiar a um grupo de colaboradores, selecionados pelo seu interesse na matéria e competências de comunicação, a missão de elaborar o primeiro diagnóstico do Grupo em matéria de responsabilidade social e de fazer recomendações para melhorar o desempenho. Esta equipa tem vindo a crescer todos os anos e tem mobilizado internamente os colaboradores para os temas do desenvolvimento sustentável. O seu trabalho tem permitido criar uma cultura interna de sustentabilidade, valorizar estes temas e sensibilizar o Grupo para a integração dos mesmos na sua atividade diária. Pelo seu pioneirismo, o projeto foi acompanhado pela Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica do Porto, que desenvolveu um case study sobre o Programa de Responsabilidade Social da Fidelidade.

Hoje

O programa de responsabilidade social do Grupo Fidelidade tem uma estrutura organizativa que junta à equipa de mobilização de 15 colaboradores para os temas da sustentabilidade um grupo de focal points, o que se traduz em cerca de 40 colaboradores que participam todos os anos na recolha de informação para o relatório de sustentabilidade. Ao nível da estratégia existe um Comité de Sustentabilidade composto pelos responsáveis de todas as empresas que subscrevem o programa, garantindo a revisão da atuação nesta matéria. Esta equipa procura, assim, contribuir para um mundo mais sustentável, promovendo maior equidade social, respeito pelo ambiente e a aposta na inovação.

 

O Programa Fidelidade Comunidade desenvolve-se em duas  vertentes externa e interna, mas em torno de grandes eixos , buscando sempre sinergias entre ambas:

Porque acreditamos que a Responsabilidade Social deve sempre começar por dentro, do ponto de vista interno, o Programa Fidelidade Comunidade encontra-se organizados em torno de dois grandes núcleos com objetivos diferenciados embora com o bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores sempre no centro de tudo: