Fidelidade promove Envelhecimento ativo no interior do país

A Mutualista Covilhanense foi uma das vencedoras do Prémio Fidelidade Comunidade com o seu projeto, intitulado “Envelhecer com Fidelidade”, distinguido na categoria “Prevenção na Saúde”, destinada a iniciativas que promovam estilos de vida saudáveis e o envelhecimento ativo. O serviço médico do projeto, através do qual a Associação está a levar um médico de clínica geral a aldeias onde os serviços públicos são escassos ou inexistentes para responder às necessidades das populações, tem também o apoio do Grupo Fidelidade, ao abrigo do Prémio.

Com o apoio da Fidelidade conseguiu, assim, concretizar o desejo de ter uma Unidade Móvel com assistência médica e criar Oficinas de Atividades que incluem um ateliê de informática e multimédia e um ateliê de exercício físico.

E marca presença na inauguração da Oficina de Atividades

A 29 de novembro de 2018, mais de 20 anos depois do seu encerramento, a antiga escola primária de Vale da Cerdeira, freguesia de São Jorge da Beira, na Covilhã, reabriu para acolher a Oficina de Atividades, a nova valência do serviço da Unidade Móvel de Saúde da instituição, através da qual esta entidade passará a levar, semanalmente, aquela localidade e a outras, dois ateliês temáticos: Exercício Físico e Informática/Multimédia.

Entre muitas individualidades e responsáveis da Associação, o evento contou com a presença de José Branco, Presidente da Junta de Freguesia de São Jorge da Beira e de Felisbela Paulino, gestora do projeto, em representação da Fidelidade, numa cerimónia que durou quase todo o dia e que percorreu cerca de 130 km pelas freguesias do distrito.

Na ocasião, Felisbela Paulino lembrou que Projeto “Envelhecer com a Fidelidade” reflete o compromisso da Companhia no apoio à capacitação do setor social, em particular em organizações que atuam diariamente no apoio aos idosos, e na promoção da sua (re)inclusão e valorização.  E também que o Prémio Fidelidade Comunidade permitiu a possibilidade de apoiar e alargar os serviços prestados pela unidade móvel de saúde da Associação Mutualista Covilhanense, com um trabalho relevante a nível da assistência médica. A criação de novos serviços nas áreas de informática, de exercício físico e de multimédia são mais um passo, e um compromisso da Fidelidade, com a promoção do envelhecimento ativo, com qualidade.

Desta forma, a Fidelidade orgulha-se de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da população idosa através de prestação de cuidados de saúde, combate à exclusão social e tecnológica, estímulo à criatividade e promoção do exercício físico.

Foto – José Branco, Presidente da Junta de Freguesia de São Jorge da Beira e Isabel Fazendeiro – Coordenadora do projeto