Fundação Ama Autismo

 

Impacto

Otimizar o diagnóstico  e o acompanhamento de  30 crianças e jovens adultos  com perturbações do  espectro do autismo

BI

A AMA –Associação  de Amigos do Autismo foi criada em junho de 2008,  decorrente da motivação e ação concertadas de um grupo de pais com  filhos com Perturbação do Espectro do Autismo tendo adquirido, em  dezembro de 2013, o reconhecimento como Fundação. O apoio  e valorização da pessoa com Perturbação do Espectro do Autismo  é desenvolvido numa perspetiva biopsicossocial, através das respostas  sociais de Apoio em Regime Ambulatório e Centro de Atividades  Ocupacionais. Atualmente são apoiadas 140 famílias, que têm ao  seu dispor um conjunto de intervenções multidisciplinares integradas.

Diagnóstico e solução

A Fundação AMA Autismo tem uma resposta multidisciplinar com  diferentes áreas de intervenção, designadamente Psicologia, Terapia da  Fala, Terapia Ocupacional, Psicomotricidade, Serviço Social, Terapia de  Grupo e Acompanhamento Parental.

O apoio do Prémio Fidelidade Comunidade vai possibilitar a aquisição  de instrumentos de avaliação formais, que permitem obter dados  estandardizados que complementam as ferramentas que a AMA dispõe  até à presente data e, deste modo, qualificar as avaliações efetuadas.

Uma vez que a Fundação AMA Autismo integra a rede de respostas  específicas para esta problemática, é solicitada por entidades públicas  e privadas para avaliação e intervenção concertada em matéria de  Perturbação do Espectro do Autismo, pelo que são fundamentais estes  recursos. A AMA propõe-se com estes instrumentos fazer, no espaço  de um ano, avaliações iniciais a 30 crianças e jovens inseridas no regime  ambulatório e na intervenção precoce.