Liga dos Pequeninos

 

DISPONIBILIZAR METODOLOGIAS INOVADORAS A CRIANÇAS E JOVENS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS


VALOR ATRIBUÍDO
24.159,26€

B.I.
A Liga dos Pequeninos – Liga de Amigos do Hospital Pediátrico de Coimbra é uma organização sem fins lucrativos que, desde 2012, tem como missão aproximar o Hospital Pediátrico da comunidade que o integra, promovendo ações internas e externas com fins humanitários de intervenção social, cultural e cívica, sempre em benefício do bem-estar das crianças e jovens e do bom nome do hospital.

O desafio
Em 2016, a Liga dos Pequeninos criou a primeira sala do país de estimulação sensorial em ambiente hospitalar pediátrico, da qual beneficiam todas as crianças e jovens (dos 0 aos 18 anos) em acompanhamento no Hospital Pediátrico de Coimbra. Contudo, há crianças e jovens que não podem deslocar-se das enfermarias para a sala de snoezelen, ficando vedado o benefício da mesma. As crianças e jovens que não estão em acompanhamento terapêutico também não podem beneficiar desta resposta.

A solução
Ciente dos resultados que a estimulação sensorial permitiu às crianças e jovens que hoje estão a usufruir deste serviço no hospital, a Liga dos Pequeninos gostaria de criar duas unidades móveis de estimulação sensorial que permitam, por um lado, a deslocação às diversas enfermarias do hospital estendendo o serviço a mais crianças e, por outro lado, disponibilizar a metodologia de intervenção snoezelen a escolas e instituições de apoio à deficiência em Coimbra.

Como o Prémio Fidelidade vai contribuir
A Liga dos Pequeninos precisa de apoio financeiro para criar as duas unidades móveis, ou seja, equipamento snoezelen, equipamento informático, material didático-pedagógico de literacia da saúde e a contratação de um técnico psicossocial para estender o serviço às escolas e instituições de deficiência do concelho. A entidade assegura a equipa e a sua formação para implementação do projeto.

Resultados e impactos esperados com o apoio
– Criação de igualdade de oportunidade de acesso a serviços a todas as crianças com necessidades educativas especiais.
– Melhoria dos comportamentos típicos do espetro do autismo, défice de atenção e concentração, hiperatividade, surdez, cegueira, trissomia 21 e de outras necessidades especiais.