Mundo a Sorrir

PROMOVER A SAÚDE ORAL E ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS EM ESCOLAS EM ZONAS SOCIOECONOMICAMENTE DESFAVORECIDAS


VALOR ATRIBUÍDO
25.006,94€

B.I.
A Mundo a Sorrir nasceu em 2005 para intervir no campo da saúde, nomeadamente na área da saúde oral e estilos de vida saudáveis, e atua nas áreas da prevenção e promoção de saúde, assistência médico-dentária e capacitação. Os grupos de intervenção são comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconómica, nomeadamente crianças e jovens, idosos e populações especiais. Atualmente, a Mundo a Sorrir desenvolve dois projetos nacionais, o projeto C.A.S.O – Centro de Apoio à Saúde Oral e o projeto Aprender a Ser Saudável.

O desafio
A Mundo a Sorrir quer trabalhar os conceitos de alimentação saudável, atividade física, combate à obesidade e promoção da saúde oral junto dos alunos dos 5º e 6º anos das escolas inseridas em agrupamentos TEIP (Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) da cidade do Porto, que se localizam em zonas económica e socialmente desfavorecidas, marcadas pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam.

A solução
O BeCool pretende afirmar-se como um programa completo que promove os estilos de vida saudável e a saúde oral, através da criação de equipas operativas e de avaliação, envolvimento com a comunidade escolar e encarregados de educação, identificação e avaliação dos conhecimentos e das atitudes dos jovens face à temática, com vista à prevenção e educação desta população em ambientes desfavorecidos.

Como o Prémio Fidelidade vai contribuir
O prémio vai permitir realizar sessões de capacitação, rastreio, atividades pedagógicas e debates que contribuam para a promoção da alimentação saudável, atividade física e boas práticas de saúde oral. Vai também permitir contratar recursos humanos no âmbito da saúde oral, nutrição e psicologia, comunicar o programa através de suportes informativos e garantir a aquisição dos materiais essenciais ao desenvolvimento das iniciativas nas escolas.

Resultados e impactos esperados com o apoio
– Promoção do desenvolvimento de competências junto dos jovens na área da saúde.
– Promoção da educação para a saúde para as escolas envolvidas, com dinamização de atividades curriculares e extracurriculares.
– Sensibilização de cerca de 500 jovens e suas famílias, com o envolvimento da comunidade escolar através de 20 professores participantes.