Patient Innovation

CRIAR PRÓTESES DE BAIXO CUSTO A PARTIR DE TECNOLOGIA 3D PARA CRIANÇAS COM DOENÇAS RARAS


VALOR ATRIBUÍDO
6.989€

B.I.
A Patient Innovation é uma plataforma online onde doentes e cuidadores de todo o mundo se ligam para partilhar e criar soluções que os próprios desenvolveram para ultrapassar um desafio imposto por um problema de saúde. Num período de cerca de quatro anos, conta com mais de 60.000 utilizadores dos cinco continentes e já disponibiliza mais de 850 soluções, oriundas de mais de 60 países, que foram validadas pela equipa médica.

O desafio
A equipa da Patient Innovation foi contactada pela mãe de um menino de sete anos, que nasceu sem mão e sem antebraço, para a ajudar na produção de uma prótese impressa a 3D. Apesar de existirem soluções no mercado, as próteses são dispendiosas e por isso não são facilmente acessíveis para todos os doentes que delas necessitam.

A solução
Em 2014, um produtor de marionetas dos EUA partilhou na plataforma o desenho técnico de uma prótese de baixo custo para ser produzida a partir de tecnologia de impressão 3D e com possibilidade de ser adaptada para crianças entre os 4 e os 14 anos. Estas próteses podem ser uma alternativa funcional de baixo custo, para famílias que não reúnem condições financeiras para adquirir uma prótese comercial. Este facto é ainda mais importante porque nas crianças as próteses têm de ser substituídas para acompanhar o crescimento. Após a partilha desta solução na plataforma, em 2015, a Patient Innovation foi contactada pela mãe de uma criança portuguesa de sete anos, que devido a um problema congénito nasceu sem mão e antebraço. A equipa decidiu aceitar o desafio e produzir uma prótese impressa em 3D adaptada à situação. O impacto mediático desta iniciativa pioneira em Portugal resultou em mais de 20 pedidos.

Como o Prémio Fidelidade vai contribuir
O Prémio vai permitir desenvolver e produzir próteses de baixo custo em tecnologia de impressão 3D, destinadas a um máximo de 20 crianças. A entidade pede financiamento para adquirir uma impressora 3D, produção de materiais promocionais, despesas de representação e um recurso humano temporário para trabalhar em impressão 3D.

Resultados e impactos esperados com o apoio
– Até 20 próteses adaptadas a crianças.
– Criação de uma rede de apoio nacional.