Prémio Fidelidade Comunidade consolida-se na APEXA

A inauguração do «Projeto Pró-Vida» – Prémio Fidelidade Comunidade da APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve, teve lugar a 26 de novembro, na sede, localizada na antiga Escola Primária de Valverde, concelho de Albufeira. Trata-se do primeiro Centro de Treino de Competências Diárias para pessoas com deficiência naquela região, e muitos são os aspetos que o distinguem de outras unidades de reabilitação destes utentes.

Com esta nova valência, as pessoas com deficiência mas também todos os que no seu dia-a-dia lidam com esta população aprendem as Atividades de Vida Diária (AVD) nas instalações agora criadas para o efeito. Trata-se competências pessoais como, por exemplo, como atar os sapatos, dobrar a roupa para guardar no armário, lavar a louça ou confecionar a comida, mas também preparar a casa para receber convidados. Situações perfeitamente banais para as pessoas ditas «normais» mas que, quem é portador de alguma deficiência motora ou mental, precisa de treino para desempenhar com sucesso”, explicou Nuno Neto presidente da Apexa.

Dar maior independência e autonomia às pessoas com deficiência é, pois, a grande missão deste Centro de Treino de Competências Diárias.

 

Projeto Pró-Vida tem Fidelidade

A Fidelidade ajudou a concretizar este sonho da Instituição, contribuindo com quase 15 mil euros para a criação do módulo do Centro de Treino, através do Prémio Fidelidade Comunidade 2017.

A cerimónia da inauguração contou com a presença de Felisbela Paulino, do Gabinete de Responsabilidade Social da Fidelidade, gestora do Projeto.

Naquela oportunidade, Felisbela Paulino explicou que o Projeto Pró-Vida reflete o compromisso da Fidelidade no apoio à capacitação do setor social, “em particular em organizações que atuam diariamente na promoção da melhoria da qualidade de vida e da ocupação e autonomização de crianças e jovens com deficiência”. “A requalificação dos contentores onde a APEXA trabalha diariamente com jovens em atividades de vida diária contribuirá para a sua autonomia e independência. As respostas do Algarve são escassas a este nível e a APEXA destaca-se como uma organização de referência no apoio à deficiência e na promoção da inclusão social”, salientou.

O evento foi alvo de cobertura pela imprensa local, cuja notícia pode ver aqui.

 

Centro de Competências para Pessoas com Deficiência

 

Nuno Neto – Presidente da Apexa

 

Felisbela Paulino – Gestora do Projeto

Mais Artigos