Programa de voluntariado

O voluntariado empresarial é um compromisso do Grupo Fidelidade para com a comunidade, através da participação dos seus colaboradores, procurando ter uma atuação alinhada com o seu contexto. Traduz-se numa relação solidária com o próximo, participando, de forma livre e organizada, na solução de problemas que afetam a sociedade em geral.

O Programa de Voluntariado do Grupo Fidelidade, pretende incentivar o espírito solidário, promovendo o envolvimento dos colaboradores num projeto comum com a comunidade. Foca-se nas seguintes vertentes:

– Voluntariado de competências: envolver os colaboradores em práticas de voluntariado onde possam utilizar as suas competências profissionais;
– Voluntariado em equipa: atividades de voluntariado em equipa, que muitas vezes surgem através de um desafio lançado pela empresa para transformar uma situação num curto espaço de tempo;
– Atividades on the job: atividades de voluntariado que envolvem a comunidade e têm lugar nas instalações da empresa;
– Angariações de fundos pelos colaboradores: atividades que envolvem angariação de fundos por parte dos colaboradores.

O objetivo geral do Programa de Voluntariado é promover uma cultura empresarial participativa, com vista a contribuir para o desenvolvimento social e económico da comunidade em que o Grupo Fidelidade está inserido e para a promoção da coesão e entreajuda interna.

Através de programas de Voluntariado, as empresas criam valor para si e para os seus colaboradores, uma vez que o envolvimento traz novos desafios que proporcionam crescimento pessoal e profissional e promovem uma cultura de Responsabilidade Social e de Cidadania Empresarial.

Como refere o GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial:

“No âmbito da Responsabilidade Social Corporativa, a vertente do voluntariado assume uma importância crescente, quer enquanto estratégia de afirmação da empresa, quer como prática. Efetivamente, o voluntariado empresarial permite fomentar a coesão entre as dimensões interna e externa da RSC, envolvendo os colaboradores na efetivação da solidariedade e transmitindo à comunidade envolvente a imagem de que esta iniciativa não é apenas uma operação de marketing, mas constitui uma atitude global da organização.
A implementação de um programa de voluntariado numa estrutura empresarial constitui um sinal de maturidade social, sendo imprescindível a existência de um clima interno de harmonia, onde impere a convergência de prioridades e um forte sentimento de pertença à empresa. No quadro do Voluntariado Corporativo a participação de cada colaborador, apesar de constituir uma adesão espontânea e individual, acontece no contexto de uma iniciativa coletiva, promovida pela entidade empregadora e que visa, essencialmente, divulgar a ideia de que aquela estrutura contribui para o desenvolvimento sustentável.
Ao participar num projeto continuado ou numa iniciativa pontual de Voluntariado Corporativo, o colaborador reconhece a mais-valia social e solidária da empresa a que pertence e associa-se a essa preocupação, identificando-se com os valores e objetivos prosseguidos.”

No quadro da estratégia de Responsabilidade Social do Grupo Fidelidade, o Programa de Voluntariado FIDELIDADE COMUNIDADE pretende, assim, responder às problemáticas da sociedade. E tem como objetivo geral a promoção de uma cultura empresarial participativa, com vista a contribuir para o desenvolvimento social e económico da comunidade em que o Grupo Fidelidade está inserido, assim como contribuir para a promoção da coesão e entreajuda interna.

Este Programa de Voluntariado assume-se como um projeto de responsabilidade social assente em dois eixos de atuação, colocando as competências e o tempo dos colaboradores ao serviço da comunidade. Alguns dos objetivos específicos do Programa:

– Contribuir para que as ações de voluntariado dinamizem as áreas de intervenção identificadas como estratégicas para o Grupo Fidelidade;
– Desenvolver ações de voluntariado por todo o País;
– Permitir o acesso à participação, no programa de voluntariado, a todos os colaboradores;
– Contemplar diferentes tipologias de ações de voluntariado no plano de ação anual (por exemplo, tipo de voluntariado e periodicidade), de forma a permitir que qualquer colaborador tenha a oportunidade de participar, tendo em conta a sua disponibilidade e competências;

No desenvolvimento das atividades de voluntariado, privilegiar-se-ão as necessidades das entidades vencedoras da 1ª edição do Prémio Fidelidade Comunidade. Nelas incidirá a maior parte das horas que serão despendidas neste Programa de Voluntariado:

(i) a Inclusão social, que compreende empregabilidade de pessoas vulneráveis e/ou deficiência ou incapacidade permanente; e
(ii) a Prevenção na saúde que compreende a promoção de estilos de vida saudável e/ou do envelhecimento ativo.

É assim que, neste cenário, as empresas do Grupo Fidelidade assumem três compromissos fundamentais junto da sua comunidade:

(i) o alinhamento com a atividade económica,
(ii) o aproveitamento das competências dos seus colaboradores,
(iii) a resposta às necessidades sociais.

 

Existe uma Bolsa de Voluntariado empresarial que regista o interesse de todos os Colaboradores que, desde o início deste programa, têm vindo a aderir à ideia!

As empresas do Grupo Fidelidade disponibilizam até 8 (oito) horas por semestre para cada colaborador voluntário participar nas ações de voluntariado empresarial.

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