Trilho dos Sorrisos – Associação para a Inclusão Social

 

Impacto

Criar um gabinete de terapias  individualizadas e dinamizar  treinos de autonomia para  crianças com necessidades  educativas especiais

BI

Fundada em 2014, a Associação acompanha cerca de 50 crianças com  Necessidades Educativas Especiais (NEE), em particular as que vêm de  agregados familiares carenciados, na zona do Montijo. Embora esteja  ainda a dar os primeiros passos tem já uma equipa experiente e está  empenhada em garantir serviços de apoio adaptados a estas crianças,  que atualmente têm dificuldades de integração no ensino regular,  por falta de recursos educativos especiais.

Diagnóstico e solução

Existem 266 crianças sinalizadas em dois agrupamentos de escolas no  Montijo e a Trilho dos Sorrisos identifica várias necessidades de apoio  a estas crianças, nomeadamente respostas de intervenção pós-escolar,  adaptação de espaços para treinos de autonomia, dinamização  de atividades e ações de sensibilização, esclarecimento de dúvidas  e capacitação dos encarregados de educação e agregados familiares  destas crianças. O objetivo final é promover o desenvolvimento  das competências pessoais e sociais das crianças sinalizadas.

A Trilho dos Sorrisos contou com o apoio da Câmara Municipal do  Montijo, que lhe cedeu um espaço, mas pediu apoio à Fidelidade para  realizar obras e comprar equipamento para criar um gabinete de terapias  individualizadas e dinamizar atividades de treino de autonomia.  Com o apoio do Prémio Fidelidade Comunidade, a Trilho dos Sorrisos  vai também apostar na capacitação e sensibilização dos cuidadores  destas crianças.

O impacto deste trabalho traduzir-se-á em 960 horas anuais totais de  terapia intensiva de competências, 6.000 horas anuais totais de terapia  da fala, psicomotricidade e psicóloga, 6 campanhas de sensibilização  e 150 workshops.